No dia 12 de novembro, o grupo de Pesquisa da Escoop, em parceria com o Sistema OCB, recebeu o diretor do Euricse, Gianlucca Salvatori em reunião sobre oportunidades de intercooperação entre diferentes pesquisadores do cooperativismo e discutir questões de fronteira, tendo como base experiências de pesquisadores.

Após a saudação do diretor da Escoop, Mário De Conto, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, deu as boas-vindas ao diretor, apresentando um breve histórico da Escoop, desde sua fundação em 2011, bem como seus objetivos e resultados, reiterando a importância da Escoop na gestão das cooperativas. “O cooperativismo gaúcho deu um salto de qualidade na gestão das cooperativas com a Escoop, pois ela capacita pessoas pra gerir e cuidar de pessoas. Vamos, com absoluta certeza, fazer alianças muito fortes e significativas a partir dessa reunião”, reiterou Perius.

Salvatori apresentou a estrutura, objetivos e estudos que estão sendo feitos pela Euricse e que serão feitos nos próximos 10 anos, bem como a situação econômica, social e cultural da Europa atualmente e de que forma o Instituto pretende colaborar para o desenvolvimento das cooperativas e empresas sociais do continente. “Queremos contribuir para que as cooperativas sejam cada vez mais reconhecidas na Europa”, afirmou.

Ao destacar as diferenças das cooperativas do Brasil e da Itália, ele apresentou as linhas de trabalho da instituição, os acordos que estão sendo feitos com outros institutos italianos, os novos modelos de cooperativas que estão sendo criados na Europa, o papel do cooperativismo na sociedade e como eles fazem os levantamentos dos dados das cooperativas. “O modelo cooperativo intervém diretamente na transformação social e no bem-estar das comunidades. Para fortalecê-lo, precisamos ter dados mais precisos. E para isso, queremos que cada país tenha um porta-voz que forneça dados de suas cooperativas”, concluiu.

Por fim, foram apresentados a Gianlucca Salvatori os projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos pela Escoop: Cooperativas de plataforma e ambiente jurídico e Avaliação de desempenho econômico-financeiro para sociedades cooperativas sob a perspectiva da utilidade da tomada de decisão.

Participaram da reunião representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), superintendentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, analistas técnicos do Sescoop/RS, coordenadores, professores, pesquisadores e estudantes da Escoop, do Sescoop Nacional, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Feevale.

Sobre a Euricse

O Instituto Europeu de Pesquisa em Empresas Cooperativas e Sociais (Euricse) foi fundado em 2008 para promover o desenvolvimento de conhecimento e inovação para o campo de cooperativas, empresas sociais, bens comuns e organizações sem fins lucrativos. Dentro desse objetivo, realiza quatro tipos de atividades: pesquisa, treinamento, consultoria e comunicações e é responsável, dentre outros projetos, pelo World Cooperative Monitor, da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), e de projetos de inovação para a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...