Cooperativas gaúchas já estão prontas para a campanha do Dia de Cooperar 2017, realizando ações e inscrevendo seus projetos. Porém, os funcionários da casa não podiam ficar de fora e também foram agraciados com um lançamento exclusivo para eles. No encontro, os participantes puderam relembrar alguns cases de sucesso do ano passado, ter acesso aos números e também traçaram novas metas para o trabalho voluntário que vão realizar em parceria com as cooperativas ao longo deste ano.

O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius relembrou que na celebração do ano passado, os beneficiados saíram com sorrisos estampados nos rostos e que as cooperativas são multiplicadoras de felicidade e esperança. ‘‘O bem é algo contagia e a celebração do ano passado foi o combustível para querermos ainda mais. Nós tivemos mais de seis mil voluntários em 2016 e 190 cooperativas. O desafio para aumentarmos esse número está lançado e contamos com quem é da casa para incentivar os outros cooperados a continuar’’. O presidente ainda ressaltou que há muito o que mudar. ‘‘Somos grandes motivadores do Dia C. Esse é o momento de darmos as mãos e trabalharmos juntos. O programa já é irreversível na história do cooperativismo’’, completou.

E como o objetivo de 2017 é tornar as ações em projetos que tenham perenidade, o pesquisador Benedito Nunes, mostrou como as atitudes simples são capazes de transformar vidas. Para ele, o trabalho voluntário abre a cabeça das pessoas para o mundo. ‘‘Neste trabalho, o participante conhece pessoas e vive realidades distintas. Isso é expandir os horizontes e conquistar uma nova visão de mundo. É como um intercâmbio, porém, gratuito, ótimo para desenvolver novas atividades e conhecer talentos que até certo tempo estão escondidos’’, relembra.

Ainda segundo o consultor, trabalhar apoiando o outro é também levado muito à sério quando o assunto é apresentação de um currículo. ‘‘Ser voluntário faz com que o currículo social e também profissional ganhe visibilidade. Isso significa que quem amplia o círculo de correntes que fazem o bem, estimula práticas saudáveis de cooperação e atrai coisas boas, como a socialização’’.

Ainda para o consultor, todos devem estar unidos e resolver os problemas da comunidade e não apenas amenizar algumas situações. ‘‘Devemos transformar ações pontuais em verdadeiros projetos estruturados em prol da comunidade para então, gerar benefícios constantes’’, finaliza.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...