Ser entidade de referência em ensino e pesquisa do cooperativismo. É com essa visão que a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop fomenta a produção científica no campo do cooperativismo, com o trabalho desenvolvido através do Núcleo de Pesquisa da instituição, coordenado pelo professor Mário De Conto. Recentemente, o artigo “Fatores impulsionadores e restritivos à intercooperação em redes de cooperativas agroalimentares: estudo de caso malsucedido de rede do RS”, do professor Heitor Mendina e do acadêmico da Escoop, Evaldo Farias Tiburski, foi premiado durante o II Fórum Internacional Conecta PPGA, realizado na Universidade Federal de Santa Maria, nos dias 22 e 23 de novembro de 2016.

O trabalho foi apresentado ao público durante o evento pelo estagiário do Núcleo de Pesquisa da Escoop, Evaldo Farias Tiburski, atendendo a um dos objetivos do Núcleo de Pesquisa, que visa ao aprimoramento e valorização dos acadêmicos da instituição. Desta forma, eles contribuem auxiliando nas pesquisas que estão em andamento e vão até o público externo para trocas de experiências.

Segundo o professor Mendina, autor da pesquisa, trata-se de uma oportunidade ímpar para a instituição conseguir difundir o cooperativismo e o seu trabalho de excelência em pesquisa na área. “Desta forma temos uma participação coletiva tanto na pesquisa como na divulgação da Escoop em âmbito nacional e internacional, o que engrandece nossa instituição. Conseguimos, assim, materializar a concepção de que juntos somos mais”, afirma.

O tema do artigo é relevante dentro do contexto atual, pois ressalta a importância da intercooperação (tema destacado no XVII Seminário Gaúcho de Cooperativismo) e apresenta por meio de um exemplo que não deu certo, os motivos do insucesso e algumas observações para sucesso futuro.

A pesquisa qualitativa é baseada em estudo de caso único, realizada em uma rede de cooperativas agroalimentares do Rio Grande do Sul. O estudo tem por pressuposto, baseado no referencial teórico, que intercooperação é uma estratégia de criação de vantagem competitiva para que redes de cooperativas possam sobreviver e crescer em seus mercados de atuação.

A coleta de dados foi feita através de entrevistas com os gestores da rede analisada e o estudo constatou que há fatores que influenciam a intercooperação e concorrem para obtenção de resultados positivos ou negativos, dependendo de como são gerenciados. Os resultados da pesquisa identificaram os fatores impulsionadores e restritivos da intercooperação. No caso estudado, o impacto gerado pelos fatores restritivos à intercooperação não foi devidamente gerenciado, o que resultou no fracasso da rede. Os resultados da pesquisa ainda indicam ações gerenciais que podem ajudar gestores de redes de cooperativas em suas atividades relacionadas à intercooperação. Para o professor Mendina, a premiação é extremamente importante, visto que a pesquisa conquistou o primeiro lugar entre todos os trabalhos apresentados no evento.

Núcleo de Pesquisa da Escoop

O Núcleo de Pesquisa na Escoop foi aprovado perante o Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop), para o período de três anos (2016 a 2018), como atividade preparatória à criação do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas, previsto para o ano de 2019.

Formado por representantes do Sistema Cooperativo Brasileiro para a definição e acompanhamento dos projetos de pesquisa estratégicos a serem desenvolvidos dentro da linha de pesquisa da Escoop, ligados à Gestão Estratégica de Cooperativas, o Núcleo de Pesquisa é composto pelos seguintes professores: Mário De Conto (coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop); Aziz Eduardo Calzolaio; Deivid Ilecki Forgiarini; Heitor José Cadermatori Mendina e Paola Ritcher Londero.

Para conferir o artigo na íntegra clique aqui.

Da esquerda para a direita: Aziz Eduardo Calzolaio; Heitor José Cadermatori Mendina; Paola Ritcher Londero; Deivid Ilecki Forgiarini e  Mário De Conto (coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop)

Da esquerda para a direita: Aziz Eduardo Calzolaio; Heitor José Cadermatori Mendina; Paola Ritcher Londero; Deivid Ilecki Forgiarini e Mário De Conto (coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop)