A Campanha Dia de Cooperar 2017 – o Dia C – teve início no Rio Grande do Sul com o evento de lançamento realizado no Mundo Cooperativo Gaúcho, casa do cooperativismo na Expodireto Cotrijal 2017, realizada em Não-Me-Toque, a 300 Km de Porto Alegre. Representantes das cooperativas gaúchas e a equipe do Sescoop/RS se reuniram, na manhã desta quinta-feira, para uma manhã de serviços oferecidos aos visitantes da feira.

Durante o evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, convidou as cooperativas a participarem, mais uma vez, do Dia C, com ações de responsabilidade socioambiental. “Esperamos beneficiar 150 mil pessoas este ano com projetos desenvolvidos por cooperativas dos mais diversos ramos e regiões do estado, durante todo o ano”, afirma.

Perius destacou algumas atividades já realizadas nas edições anteriores do programa e que servem como inspiração para novos projetos. Entre eles,  estão as ações ambientais promovidas em Taquari, com a limpeza do rio que circunda o município; as cooperativas de crédito que estimulam o consumo consciente e a importância de poupar dinheiro para as crianças; e o ramo agropecuário, que tem destacado a importância da inclusão no agronegócio.

Durante o lançamento, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e cálculo do IMC, pela Unimed Planalto Médio; orientações sobre higiene bucal com o escovódromo da Uniodonto Federação RS; e a participação das crianças do projeto “União Faz a Vida”, que fizeram uma exposição sobre a vida das codornas e ainda encantaram os participantes com um coral.

Na ocasião, os visitantes também puderam conhecer o “Coprel na Escola”, um projeto educacional itinerante da Cooperativa Coprel, que tem o apoio do Sescoop/RS e que ensina noções de cidadania, cooperativismo, preservação do meio ambiente, uso eficiente da energia elétrica e cuidados com a eletricidade.

Também foram anunciados mais detalhes sobre a grande celebração que será realizada no dia 1º de julho, primeiro sábado do mês, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. “Será um dia de fazer o bem, mesmo que seja um sorriso para a pessoa ao lado para que ela possa ser mais feliz. As cooperativas vão estar reunidas, mais uma vez, para oferecer diversos serviços à população, que muitas vezes para nós parecem simples, mas que fazem toda a diferença para muita gente”, destacou.

O diretor técnico sindical do Sistema Ocergs e presidente da Uniodonto Federação, Irno Pretto, lembrou de como as ações realizadas pelo Dia C podem transformar vidas. “Vamos fazer desse do Dia de Cooperar algo marcante na vida das pessoas, onde um estender de mão possa levar esperança a comunidade”.

Jânio Stefanello, diretor da Ocergs e presidente da Coprel e da FECOERGS, ressaltou o poder que as cooperativas têm na sociedade. ”Com o Dia C, as cooperativas tem um significado enorme nas comunidades. Eles disseminam os valores do cooperativismo para as pessoas e mostram que a moeda que trabalhamos não é somente o dinheiro e sim o trabalho de voluntariado que realizamos”.

O deputado Elton Weber, presidente da Frencoop estadual também esteve presente no evento e falou de como os poderes públicos podem apoiar as cooperativas. “Ações como o Dia C são extremamente importantes para nossas comunidades. Nós do poder público precisamos das cooperativas e vocês precisam de nós. Acredito que, dessa forma, um apoiando o outro, as coisas caminhem mais rápido, pois gente que coopera cresce”.

Estiveram também presentes no lançamento José Celeste de Negri, presidente do Sicredi Alto Jacuí; Ari Rosso presidente do Sicredi Planalto e conselheiro de administração do Sescoop/RS.

No ano passado, mais de 6 mil voluntários de 190 cooperativas se mobiliaram em 151 projetos para beneficiar cerca de 120 mil pessoas em todo o estado.

Veja as fotos do lançamento: http://diac.brasilcooperativo.coop.br/midia/album/sul?page=1

Para mais informações acesse http://diac.somoscooperativismo.coop.br/