Primeira instituição de ensino superior do Brasil focada em cooperativismo, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop recebeu na noite dessa segunda-feira (29/08) a visita do presidente e da superintendente da OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira e Cleonice Pedrosa.

Com o objetivo de promover a troca de experiências entre os estados e disseminar bons exemplos de educação cooperativista, o presidente Malaquias ministrou uma palestra aos alunos da Escoop sobre o tema “As cooperativas do Nordeste e os Projetos de Educação Cooperativista”. Na ocasião, ele apresentou um contexto histórico sobre as guerras e lutas que influenciaram na cultura da região, bem como suas dificuldades, além do cenário urbano e rural. Malaquias ainda discorreu sobre o surgimento da primeira cooperativa de Pernambuco, o cooperativismo moderno, dentre outros temas, defendendo que o cooperativismo é auto gestionário, ou seja, sem influência do poder público.

A programação da visita técnica ao Rio Grande do Sul, organizada pela analista técnica de Promoção Social do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, segue até hoje, dia 31 de agosto, com a participação em reuniões sobre os projetos da Escoop, em Porto Alegre, encontro com as OCES do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e participação em reuniões e eventos do setor na Expointer, em Esteio.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...