Mais uma instituição de ensino superior enviou seu case para apresentação no Encontro de Docentes do Cooperativismo, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento busca integrar professores e instituições de ensino superior cooperativistas, oferecendo espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula.

A Escoop se propõe a conectar todos os cursos superiores de gestão de cooperativas do Rio Grande do Sul, colocando em discussão as metodologias ativas no ensino do cooperativismo. O Encontro de Docentes faz parte da programação do XVIII Seminário Gaúcho do Cooperativismo.

Conheça o case da UFSM

A Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria – Cespol foi fundada em 15 de abril de 1987 e representa uma grande oportunidade de desenvolvimento dos acadêmicos para a prática do cooperativismo. Entre seus principais objetivos, está o de complementar o processo de ensino/aprendizagem e aproximar os alunos da vivência em uma cooperativa.

Ao longo de sua trajetória, a Cespol aprimorou suas atividades de apoio ao Politécnico no desenvolvimento de projetos de todas as áreas do conhecimento da instituição, incentivando ações educacionais, culturais e sociais aos seus cooperados. Os acadêmicos integrantes de seu corpo diretivo praticam todos os atos administrativos de uma cooperativa, sempre agindo em prol da educação cooperativa e oportunizando vivências na gestão e nos processos participativos de tomada de decisões.

Atualmente possui em torno de 350 cooperados, estudantes dos cursos de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação do Politécnico. Proporciona aos seus cooperados benefícios como: fomento à educação cooperativa; apoio financeiro para participação em eventos e visitas técnicas, confecção e comercialização de materiais relacionados aos cursos, patrocínio a eventos internos e externos de interesse da comunidade acadêmica.

Este é um projeto que contribui para a formação integral e cidadã de lideranças cooperativistas com compromisso institucional e comunitário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...