De acordo com o Edital de Processo Seletivo – Vestibular 2022, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP divulga as informações sobre o Processo Selevito – Vestibular 2022 Complementar II:

1 – FORMAS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

A ESCOOP prevê três formas de seleção no Processo Seletivo Complementar II.

As opções são:

  • Transferência externa;
  • Diplomado em Curso Superior;
  • Prova Não Presencial;

A inscrição, bem como a seleção no Processo Seletivo Complementar II ocorrerá via e-mail, conforme disposto no item 2.

O critério para preenchimento das vagas atende à ordem de preferência a seguir: Transferência Externa; Diplomado em Curso Superior; Prova Não Presencial.

Havendo mais candidatos que vagas, os mesmos ficarão como suplentes.

2 – DO PROCESSO SELETIVO

2.1 Transferência Externa

É o ingresso do aluno que já iniciou estudos em nível superior e que esteja vinculado a uma Instituição de Ensino Superior, Nacional ou Estrangeira, e deseja continuar seus estudos na ESCOOP cursando o curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

2.2.1 – O estudante que deseja realizar a transferência externa deverá enviar a documentação disposta no item 2.2.2 para o e-mail: secretaria@escoop.edu.br entre os dias 21 de fevereiro e 04 de março de 2022 podendo ser enviado até as 18h do dia 04 de março de 2022. O envio só terá validade após o recebimento de e-mail enviado pela secretaria dando o recebido. É o e-mail de recebimento o comprovante de envio.

2.2.2 Documentação necessária

  • Ficha de inscrição preenchida; (Formulário AQUI)
  • Histórico Escolar, oficial e atualizado, com especificação do período em que os componentes curriculares foram concluídos, com carga horária e a média;
  • Atestado de matrícula ou de vínculo;
  • Boletim de desempenho no vestibular da Instituição de origem ou outro documento equivalente;
  • Sistema de avaliação adotado na IES de origem, devendo, no caso de avaliação em conceitos, haver a comprovação da equivalência, através de notas de um a dez;
  • Conteúdos programáticos dos componentes curriculares para análise do aproveitamento;
  • Portaria de Reconhecimento do curso;

2.2.3 – Observações:

  • A análise do aproveitamento de estudos ocorrerá mediante a apresentação dos Históricos Escolares e dos Conteúdos Programáticos em cópias originais  legíveis, com carimbo e assinatura ou autenticação digital, podendo ser solicitados documentos adicionais para fins de complementação.
  • O aproveitamento se derá mediante a compatibilidade dos conteúdos ao currículo atual do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, analisados pela coordenação acadêmica.

2.3 – Diplomado em Curso Superior

É o ingresso do aluno graduado em Curso Superior de Graduação regular, na forma da Lei, em outra Instituição de Ensino Superior e que deseja vincular-se a ESCOOP  no curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

2.3.1 – O estudante que deseja ingressar como diplomado em curso superior deverá enviar a documentação disposta no item 2.3.2 para o e-mail: secretaria@escoop.edu.br entre os dias 21 de fevereiro e 04 de março de 2022 podendo ser enviado até as 18h do dia 04 de março de 2022. O envio só terá validade após o recebimento de e-mail enviado pela secretaria dando o recebido. É o e-mail de recebimento o comprovante de envio.

2.3.2 – Documentação necessária

  • Ficha de inscrição preenchida; (Formulário AQUI)
  • Cópia do Diploma e do Histórico Escolar de Graduação autenticados;
  • Conteúdos programáticos dos componentes curriculares para análise do aproveitamento;

2.3.3 – Observações:

  • A análise do aproveitamento de estudos ocorrerá mediante a apresentação dos Históricos Escolares e dos Conteúdos Programáticos em cópias originais  legíveis, com carimbo e assinatura ou autenticação digital, podendo ser solicitados documentos adicionais para fins de complementação.
  • O aproveitamento se derá mediante a compatibilidade dos conteúdos ao currículo atual do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, analisados pela coordenação acadêmica.

2.4 – Prova não presencial

2.4.1 – A prova não presencial deverá ser enviada, junto aos documentos constantes no item 2.4.2 entre os dias 21 de fevereiro e 04 de março de 2022 podendo ser enviada até as 18h do dia 04 de março de 2022. O envio só terá validade após o recebimento de e-mail enviado pela secretaria dando o recebido. É o e-mail de recebimento o comprovante de envio.

2.4.2 – Documentação necessária

•   Ficha de inscrição preenchida. (Formulário AQUI)

2.4.3 – Do formato da prova

Enviar a redação como anexo, no formato pdf, para o e-mail para: secretaria@escoop.edu.br

2.4.4 – A prova consistirá em

uma redação escrita na língua portuguesa, de 20 a 30 linhas, como o seguinte tema: O que é Cooperativismo?

2.4.5- A correção da prova envolverá a avaliação da capacidade do candidato em relação

2.4.5.1 aderência ao tema (20%),

2.4.5.2 à compreensão do tema (40%) e

2.4.5.3 à estrutura textual (40%),

2.4.5.4. com a atribuição de nota entre 0 (zero) e 1000 (mil). Sendo que a nota zero desclassifica o candidato.

2.4.6 – A nota 0 (zero) será atribuída à redação que não for escrita na língua portuguesa, ou que:

2.4.6.1 fugir do tema ou da delimitação proposta;

2.4.6.2 que ,com exceção do número de inscrição, contiver outros elementos que  identifiquem o candidato

2.4.7 – A Secretaria Acadêmica irá imprimir as redações e entregar para a Comissão do Processo Seletivo identificadas apenas pelo número de inscrição às 8h30 do dia 18 de fevereiro de 2022 para a correção junto às demais provas.

3 – DA CLASSIFICAÇÃO E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

3.1 – Os candidatos serão classificados conforme as formas de inscrição ofertadas neste edital: Transferência Externa; Diplomado em Curso Superior; Prova Não Presencial.

3.1.1 – Serão observados, para o ingresso como Transferência e Diplomado em Curso Superior, afim de classificação e preenchimento das vagas o enquadramento e proximidade do curso à área de Ciências Sociais Aplicadas.

3.2 – Em caso de empate, o desempate será pelo candidato classificado de maior idade.

3.3 – Os candidatos classificados que excederem ao limite de vagas serão considerados suplentes.

3.4 – A divulgação dos resultados do Processo Seletivo – Vestibular 2022 – complementar II será em ordem alfabética dos nomes dos candidatos, com a respectiva ordem de classificação, às 18h do dia 08/03/2021 através do site www.escoop.edu.br.

4 – DO FORMATO DAS AULAS

4.1 – Este curso é Presencial. Em decorrência da Pandemia causada pela COVID-19 o primeiro semestre será em formato remoto com aulas síncronas (on-line).

As demais informações, como referências bibliográficas sugeridas e outros podem ser observadas no edital global do processo seletivo vestibular 2022: https://escoop.edu.br/wp-content/uploads/2021/10/Edital-Vestibular-Vers%C3%A3o-Final-29-10.pdf


CONFIRA TAMBÉM