Escola Superior do Cooperativismo começa a planejar período de 2025-2029
Planejamento inclui cursos de graduação e pós-graduação, além de projetos de extensão e pesquisa
O final do ano se aproxima e, com ele, vem o planejamento para o que vem pela frente. A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) iniciou o planejamento para o período de 2025-2029 para cursos de graduação e pós-graduação, além de projetos de extensão e pesquisa. Entre as tendências analisadas estão novas regras que devem ser anunciadas para o EAD, o uso de Inteligência Artificial e a intensificação dos graus de transformação digital.
O planejamento iniciou com uma reunião, que reuniu diversas áreas da Escoop, reforçando o compromisso coletivo com os objetivos estratégicos. No encontro, foi contextualizado aos presentes como estava o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) até 2024 e quais as expectativas da participação de professores, equipe técnica-administrativa, membros da mantenedora, representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA), alunos e ex-alunos e também colaboradores do Sistema Ocergs.
“A integração de todos esses grupos trouxe uma diversidade de percepções e olhares sobre o ensino, enriquecendo o processo de elaboração. Quando essas diferentes visões são somadas, a compreensão dos propósitos institucionais se torna mais clara, fortalece a sinergia no planejamento e promove um senso de pertencimento. Esse sentimento se refletiu na maneira colaborativa com que todos se envolveram na atividade”, comenta o secretário acadêmico da Escoop, Jaime Coutinho.
A coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero, explica que estão sendo coletados insumos e propostas para o PDI, que serão analisados pela direção, para efetivar a elaboração do Plano. O planejamento dos próximos cinco anos ainda deve passar por aprovação do Conselho Acadêmico e Administrativo e também deve ter registro pelo Ministério da Educação (MEC).