Escoop abre inscrições para representante discente no Conselho
Estudantes de graduação e pós-graduação podem se candidatar até 10 de agosto e participar das decisões estratégicas da instituição.
A construção de uma instituição de ensino também acontece quando seus estudantes participam das decisões que moldam o presente e o futuro da comunidade acadêmica. Com esse propósito, a Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) está com inscrições abertas para a eleição do Representante Discente no Conselho Acadêmico e Administrativo, oportunidade para alunos de graduação e pós-graduação contribuírem diretamente com políticas, diretrizes e iniciativas que fortalecem a instituição.
Os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação podem registrar sua candidatura até 10 de agosto. O representante eleito terá mandato de um ano, com possibilidade de recondução, desde que mantenha matrícula ativa na instituição.
Representar os estudantes e contribuir para o futuro da Escoop
O Conselho Acadêmico e Administrativo é o principal órgão colegiado da Escoop, exercendo funções deliberativas, normativas e consultivas. Ao integrar esse espaço, o representante discente passa a participar das reuniões do colegiado, contribuir com a construção de políticas institucionais e acompanhar decisões que impactam diretamente a comunidade acadêmica.
Entre as atribuições do cargo estão:
- Representar os interesses coletivos dos estudantes
- Colaborar com as discussões sobre normas e diretrizes da instituição
- Acompanhar deliberações relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão
- Manter diálogo permanente com os demais alunos
Para a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), Paola Richter Londero, a representação estudantil fortalece o ambiente acadêmico ao aproximar diferentes perspectivas na construção das decisões institucionais. “A participação dos estudantes nos espaços de governança contribui para uma instituição mais conectada às necessidades da comunidade acadêmica. A representação discente amplia o diálogo, fortalece a cultura participativa e permite que diferentes experiências e olhares façam parte das discussões que orientam o desenvolvimento da Escoop”, explica.
Quem pode participar da eleição
Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação da Escoop, com matrícula ativa na data da inscrição. Da mesma forma, todos os alunos com matrícula regular poderão participar da votação.
As candidaturas devem ser realizadas até 10 de agosto, mediante preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado pela instituição. No ato da inscrição, o estudante deverá informar nome completo, curso, CPF e e-mail.
Após o encerramento das inscrições, a Escoop fará a análise dos requisitos de elegibilidade e divulgará a lista de candidaturas homologadas até 15 de agosto, por meio de seus canais oficiais.
Como será a votação
A eleição ocorrerá entre os dias 16 e 20 de agosto, em formato eletrônico. As orientações para votação serão divulgadas previamente por meio do site da Escoop.
O resultado final será publicado em até cinco dias úteis após o encerramento da votação, quando também terão início os procedimentos para formalização da representação junto ao Conselho Acadêmico e Administrativo.
Estudantes de graduação e pós-graduação podem se candidatar até 10 de agosto e participar das decisões estratégicas da instituição.